07/06/2022 às 09h36min - Atualizada em 09/06/2022 às 15h05min

Solana me lembra meus fones de ouvido quebrados

Solana na semana passada sofreu sua oitava interrupção do ano - este é um problema fatal?

Portal Guia do Bitcoin - guiadobitcoin.com.br
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/solana-me-lembra-meus-fones-de-ouvido-quebrados/
  • O TPS líder de mercado e fácil de usar da Solana e as baixas taxas são qualidades formidáveis
  • Por outro lado, o último desligamento marca a oitava interrupção este ano
  • Quão profundo é esse problema, e o que o futuro reserva?

Se eu ganhasse um dólar para cada vez que a Solana fechasse este ano, eu poderia comprar 500g de castanha de caju no supermercado local (isso é US$ 8, para quem não sabe como as castanhas são bizarramente caras).

No que se tornou uma história desconcertantemente familiar, Solana desligou novamente na semana passada. Também não foi para observar as comemorações do Jubileu de Platina da Rainha, mas sim porque a rede principal perdeu o protocolo de consenso por sete horas. Em uma cruel reviravolta de ironia, não muito tempo depois que o cofundador da Solana deu uma entrevista à CNBC afirmando que o Bitcoin precisava mudar para Proof-of-Stake para permanecer relevante. Ops.

Queda

Solana me lembra o último par de fones de ouvido que eu tinha. Eles eram perfeitos – com um som suave, o microfone era cristalino e eles se encaixavam com segurança em meus ouvidos durante o exercício. Mas por meses o som continuou falhando no fone de ouvido direito e eu não conseguia descobrir o motivo. Às vezes durava cinco minutos, outras vezes mais de uma hora.

Quando eles trabalhavam, Bruce Springsteen gritava alto e claro, e era glorioso. Mas de que adianta um par de fones de ouvido que não permite que você escute música quando quiser?

O mercado percebeu que este é um grande problema (as interrupções de Solana, não minhas lutas musicais), já que o preço de Solana está em queda livre este ano, perdendo três quartos de seu valor desde o dia de Ano Novo. E sim – todos os ativos estão em baixa, mas traçar a ação do preço de Solana contra o Bitcoin mostra que a escala do slide aqui foi mais feia do que até mesmo as terríveis quedas de preço no resto do mercado de criptomoedas.

[id inv-florescer=”10253528″]

O que isso significa daqui para frente

Não tenho formação em ciência da computação. Eu brinquei com R, Matlab e Python, mas simplesmente não estou qualificado para opinar sobre os meandros dos desafios enfrentados atualmente pelos desenvolvedores de Solana. Em todos os lugares da Internet, você verá Marias e Josés dando suas opiniões emocionais sobre o motivo ou por que esses problemas são pequenos soluços ou desafios intransponíveis – não tenho interesse em oferecer uma opinião especulativa sobre esse tópico, pois não seria digno da tinta em que está escrito (ou talvez não valesse a pena o desgaste das teclas do meu laptop, para usar uma analogia mais modernizada?).

Mas o que farei é adotar um ângulo analítico e usar alguma lógica básica para avaliar a situação. Esta é uma blockchain com imenso potencial – capaz de uma transação por segundo (TPS) mais alta do que qualquer outra criptomoeda importante. Mas de que serve uma blockchain se tiver um botão de desligar? E para ser honesto com você, estou ficando um pouco cansado de usar as palavras “potencial”, “poderia” e “talvez” ao discutir Solana.

Na verdade, essa foi uma paralisação bastante benigna em um dia tranquilo para criptomoedas, o que é uma boa notícia em um aspecto, mas também bastante assustador quando você pensa sobre isso. O que acontece se o próximo corte de energia da Solana ocorrer durante uma carga explosiva para cima nos mercados de criptomoedas ou em um dia violento de queda? Os investidores não poderão transacionar, comprar ou vender nenhum produto da Solana, e isso, por falta de uma expressão melhor, não é legal.

Conclusão

Como eu disse, estou ficando um pouco cansado de escrever sobre as interrupções de Solana. Embora tenha todo o potencial do mundo, isso não significa exatamente nada se não puder resolver essas falhas crônicas. Parece que estamos em um período crítico agora – uma desaceleração (ou mesmo um platô) no desenvolvimento enquanto o ambiente macro é tão medonho, sem mencionar o grande concorrente que é o Ethereum se aproximando cada vez mais do Merge potencialmente capaz de mudar o setor, poderia ser um golpe devastador para Solana.

Solana é uma blockchain incrível quando está “ligada” – barato de usar, suave, rápido e sem atrito. Então, novamente, acabei comprando um novo par de fones de ouvido depois de meses prometendo a mim mesmo que consertaria o problema.

Se esses problemas persistirem para Solana, os investidores que mantêm a fé continuarão a diminuir e o futuro parecerá cada vez mais sombrio.

Mas vamos esperar que o outro lado seja verdade – que um dia olharemos para esses obstáculos como pequenos desafios que foram superados durante a fase beta, à medida que a formidável blockchain Solana abriu caminho para ampla adoção.

Dizem que um gato tem nove vidas – bem, talvez seja o mesmo com blockchains. Nesse caso, após oito interrupções este ano, Solana está na sua última chance.

The post Solana me lembra meus fones de ouvido quebrados appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/solana-me-lembra-meus-fones-de-ouvido-quebrados/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://webjornalismo.cmswebsg.com.br/.
Criar meu Portal de Notícias Agora
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp