09/06/2022 às 13h39min - Atualizada em 09/06/2022 às 14h53min

Localiza investe em tecnologia para tornar o trânsito mais seguro no país

Com 90% da frota da divisão de aluguel de carros conectada, Companhia investe em telemetria e consultoria visando contribuir para maior responsabilidade do motorista na direção

SALA DA NOTÍCIA Localiza
Localiza/Divulgação
A tecnologia tem transformado a experiência das pessoas com o carro. Para além daquelas relacionadas a motor e performance, a telemetria tem se destacado como uma grande solução para a diminuição de acidentes e infrações de trânsito. A inovação permite que o carro se transforme em um banco de dados que pode ser utilizado para entender o comportamento do motorista e ajudar a corrigir atitudes que comprometam a vida do condutor e dos pedestres e, ainda, a durabilidade do veículo. Os resultados de uma análise das informações geradas por um veículo são surpreendentes, ainda mais quando são realizadas em grandes frotas.
 
“A empresa que deseja evoluir e inovar precisa ser orientada por dados para se tornar mais eficiente na tomada de decisões. No caso de gestão de frotas, a partir de uma análise apurada de informações relevantes geradas pelo carro, é possível salvar vidas, qualificar a experiência do condutor e, consequentemente, orientar investimentos e reduzir custos”, comenta João Andrade, diretor executivo da Localiza Gestão de Frotas.
 
O carro conectado oferece dados suficientes para a elaboração de um plano de ação estratégico que irá priorizar ações de prevenção diretamente ligadas ao comportamento dos motoristas. São diversos os dados gerados por um veículo, desde a identificação de freadas e acelerações bruscas, infrações por km rodado e ultrapassagem de limite de velocidade, consumo de combustível. Captura informações até se o carro está em dia com as manutenções preventivas ou se o condutor freia somente nos últimos instantes e, portanto, com mais risco ao se aproximar de um radar, por exemplo. A partir desse levantamento, são realizados treinamentos, palestras, lives e campanhas de conscientização, com o intuito de promover mais segurança no trânsito e, consequentemente, melhorar a performance da frota nas empresas. 
 
O volume de dados fornecidos pela frota conectada tem dados impressionantes. Por dia, são mais de 100 milhões de pacotes de dados, 16 milhões de KM’s rastreados e, em média, cada veículo envia 500 pacotes de dados. A cada 2 minutos o veículo envia um pacote de informações de telemetria para a nuvem da Companhia. Nesses pacotes é possível encontrar informações como: localização, velocidade, comportamento do motorista, status da bateria do veículo, entre outras informações.

Os clientes da Localiza Gestão de Frotas contam também com um aplicativo mobile e para desktop que permite a gestão de todos os dados de sua frota em tempo real. Além disso, têm à disposição o Verde Vida, um programa de treinamentos voltados à segurança no trânsito que tem como público-alvo condutores e gestores de frotas.  O objetivo é promover ações por um trânsito mais humano, seguro e sustentável. O acesso ao conteúdo qualificado contribui para que haja menos acidentes, multas, emissões de gases de efeito estufa, manutenções corretivas, custo e mais engajamento da equipe.
 
Legado de segurança
A Zoetis, companhia líder em saúde animal, focada em apoiar os clientes e seus respectivos negócios com mais de 65 anos de história, é cliente da Localiza Gestão de Frotas e adotou a telemetria em 2018. Com aproximadamente 500 carros em sua frota - utilizados por técnicos, veterinários e outros funcionários envolvidos com o negócio e atuando em todo país -, a empresa já percebe grande evolução no comportamento de seus motoristas. “Por meio de tecnologia, coletamos informações importantes para orientarmos com mais assertividade nossa equipe. Fazemos reuniões mensais ou trimestrais e trabalhamos em parceria com os condutores para que o time melhore sua performance no trânsito”, destaca Raphael Muller, especialista de frotas a serviço da companhia. As ações têm gerado excelentes resultados. As multas chegaram a reduzir em 44%, sendo que as gravíssimas representam boa parte dessa diminuição. 

Com as campanhas de conscientização, que têm apoio da alta liderança da empresa, outros indicadores também começaram a mudar. Os custos com combustível e manutenção também caíram. “Cuidando da segurança, temos colaboradores mais engajados com a cultura da empresa, que se sentem acolhidos e reconhecem a sua importância na construção de um trânsito melhor para todos. É muito interessante o legado que nosso time deixa para seus amigos e família a partir do exemplo de um comportamento seguro”, finaliza Muller.

Sobre a Localiza 
Localiza é a maior empresa de aluguel de carros na América do Sul. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação. Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como uma plataforma de negócios de mobilidade composta por Localiza, Localiza Gestão de Frotas, Localiza Seminovos, Localiza Meoo e Zarp Localiza, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. A sinergia das áreas de eficiência aliada à excelência operacional permite à Companhia oferecer as melhores soluções de mobilidade por meio de 620 agências, distribuídas em 5 países da América do Sul. 

Saiba mais sobre Localiza Gestão de Frotas
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://webjornalismo.cmswebsg.com.br/.
Criar meu Portal de Notícias Agora
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp